27 janeiro, 2012

boneca de pano passo-a-passo

fonte: acascadacigarra.blogspot.com

Copiar e riscar os molde na malha dobrada ao meio. No total serão 4 peças para a cabeça, 2 para o corpo e 4 para braços. Isso porque teremos duas cabeças: uma que será amarrada para dar formato ao rosto, e outra que será a cobertura - a pele da boneca;)


Alfinete e costure as peças, à máquina com ponto zigzag, ou à mão com um bom ponto atrás. Um truque é costurar as peças antes de cortar detalhadamente, fica mais fácil...


Entendem o que eu digo?


Tudo costurado? Você vai ter duas cabeças, um corpo e dois braços, certo? Agora é só encher o corpo , braços e uma das cabeças com fibra siliconada de boa qualidade.Deixe tudo firminho e macio, mas cuide pois a malha vai cedendo e você é que controla o tamanho proporcional.


Agora vem o truque, você vai pegar uma das cabeças já bem cheia e vai "amarrar". Feche o pescocinho e amare bem com fio de pipa, depois você fará as feições amarrando um fio no contorno do rosto e outro fio na altura da linha dos olhos como na foto que retirei do blog Echoes of a Dream. Nesta altura tome cuidado com as proporçõe do rosto, pois a malha estica bastante e você não deverá deixar a boneca desproporcional: nem cabeçoda, nem com testa ou bochechas exageradas, certo. Vá modelando com a fibra e o fio de pipa até ficar bonita.


Agora é cobrir esta cabeça amarrada com aquela que você deixou sem encher. Estique bem o tecido na face para que não fique com rugas e costure no pescoço, puxando para trás se necessário, pois os cabelos cobrirão algumas pregas que possam ficar na parte de trás da cabeça. Você pode bordar o rosto já nesta etapa (eu bordei depois dela pronta). As bonecas Waldorf possuem expressões neutras para que a criança possa usá-la para se expressar com liberdade. Acho que olhos e uma boca neutra são uma boa ideia.


Agora é só unir todas as partes usando fio de pipa.


Os cabelos podem ser longos, curtos, lisos, encaracolados...o ideal é que correspondam à cor e tipo do cabelo da criança. Para fazer o penteado de maria-chinha eu prendi fio a fio numa linha no meio da beça, da testa à nuca, depois puxei para para as laterais e dei uns pontinhos antes de amarrar as chiqinhas e finalmente costurei fios para a franja. Use lã grossa para um efeito mais volumoso. O cabelo crespo pode ser feito enrolando a lã umas seis voltas em redor de dois de seus dedos e depois amarrando ao meio, formando uma "borboletinha", então você prende esteas medeixas na cabeça com uns pontinhos bem firmes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula de costura para meninas